terça-feira, 27 de abril de 2010

Quando eu crescer...

"Quando eu crescer..."
Quem nunca usou essa expressão?
Usada normalmente por crianças para falar dos seus sonhos, planos, como: "Quando eu crescer vou ser aquele que cuida dos animais."; "Quando eu crescer vou morar na praia" e por aí vai...

Tenho dois priminhos lindos; o Otávio, de 6 anos, e a Ana Clara, de 4 anos. Sou muito apegada com os dois e eles comigo e posso ver muita coisa em comum entre nós (além de entre os quatorze - se eu não esqueci de ninguém - netos sermos os únicos "lemões", como nos chamam).

O Otávio é ruim pra comer, não gosta de um monte de coisa e dá um trabalhão pros meus tios por causa disso (sorte dele que minha tia não enxe ele de vitamina, como minha mãe fez o comigo quando eu tinha exatamente essa idade). Ele é muito fechado, pra tirar alguma coisa dele tem que ter muito, mas muito jeitinho mesmo - e ainda assim ele não vai falar tudo que realmente sente. É super sensível, não só consigo mesmo, mas também - e pelo que vejo, principalmente - em relação as outras pessoas e os animais. Só que ele não fala, nem faz nada e fica triste por conta disso.

A Clarinha, nossa... rsrs Acho que se um dia por algum erro do 'cara lá de cima' eu tiver uma filha, não vai ser tão parecida comigo quanto ela. A começar, a voz que mais parece um alto falante. Sempre quando estão todas a crianças brincando, aquela correria, grito, barulheira a voz que mais se destaca é a da "filhote da Amanda" - e ela sempre tá 'mandando' no resto da molecada rsrs ... E o estress então? Tem hora que eu acho que é mais 'braba' que eu. "Ai" de quem mexer com ela, com o irmão dela, com a Mandinha (rs) ou com quem quer que seja que ela goste... Não importa se nem tamannho ela tem (coitada, acho que até nisso vai ser que nem eu), ela vai brigar com você sim. E se você brigar com ela, ela vai bater de frente, metida a fortona... depois vai correr pra algum canto chorar. Sem contar o tecladinho rosa chiqueéérrimo dela, que ela leva pra cima e pra baixo e ainda tem um micrfone num volume super 'básico' pra combinar com a voz dela (minha tia ainda vai acabar me batendo kkk).
Bom, o fato é que um sábado ou domingo desses estávamos nós três na minha vó assistindo a maratona do Garfield (esqueci: eles também adoram!) quando o Otávio começou a falar que "quando ele crescer" vai ser 'aquele que cuida dos animais' (até mamute entrou na lista dele kkk) e perguntou pra mim, quando eu era criança, o que eu queria ser quando crecesse; falei que queria ser médica, que vivia enfaixando e colando esparadrapos no Fernando, Diego (meus primos de idade próxima da minha) e isso de uma boa conversa ...

Eu queria ser médica pra ajudar as pessoas, pra estar dentro de um hospital. Depois de um tempo eu ví que não era sendo médica (ou enfermeira) que eu ia conseguir atingir o meu objetivo e esse foi um dos motivos pelo qual acabei conhecendo a Psicologia e optado por ela - embora tenha acabado de começar a faculdade, a cada dia que passa pareço sentir que realmente achei o que me deixa realizada. E é muito bom estar no caminho pra uma das tantas coisas que vou fazer "quando eu crescer..."

Mas em um passado nada distante a frase "quando eu crescer..." começou a ser empregada por mim não como uma expectativa para realizar algo e sim como um meio de adiar um desejo, não sei dizer bem se por medo, insegurança ou pura fragilidade.

Não sei dizer o por quê, mas de madrugada, sem perceber o que estava fazendo, passei por cima desse medo, dessa insegurança, dessa fragilidade. Resolvi assumir o que faz parte da minha história, da minha vida sem receio de falar sobre. Pesquisando, ou melhor dizendo, fuçando no google, no orkut, já tinha visto muitas pessoas, principalmente mães, buscando não um médico, mas alguém para tirar dúvidas, preocupações que, por mais avançada que a medicina esteja, só quem passa (sim, no presente) pela mesma coisa pode fazer. Eu não tinha coragem (?) de assumir o que passo e me colocar a disposição de falar com essas pessoas, mas tinha vontade e então falava que "quando eu crescer" eu iria fazer.

Então, se é assim, nessa madrugada dei um grande passo no meu crescimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário