quarta-feira, 1 de julho de 2009

Você tem medo do Google?

” O Google sabe mais sobre você do que a sua mãe. O Google sabe mais sobre você do que qualquer outra pessoa (...)" (Revista Galileu, edição de Junho de 2009)


Quem nunca jogou o próprio nome, da mãe, do pai, do namorado, namorada; alguma dúvida tonta, algo que mais ninguém saiba, procurou alguma imagem, foto, informação, algo que não falaria para ninguém no Google que atire a primeira pedra! Pois saiba que tudo que você procura "na maior inocência" fica registrado em uma pasta só sua. Absurdo ou não, é o que acontece.

Nos dias de hoje, quem não tem orkut, gmail ou qualquer outro recurso do Google que por isso acaba ficando logado a ele? Fica tudo registrado no seu login... ou seja, o Google sabe tudo de você!

Eu tenho medo do Google, ou melhor, eu não tenho medo só do Google, mas sim da internet. Pra mim, não há recurso mais perigoso que esse.

Através da internet as pessoas podem ser quem desejaram: homem, mulher, alto, magra, ruiva, de olhos claros, médica, professor... qualquer coisa! E, acreditem, tem muita gente, mas muita gente mesmo, que cai nessa nóia. Começa com um "inocente" fake no orkut, só para fuçar a vida alheia ou fazer algum comentário, que não faria com o próprio nome, numa comunidade. Depois, o próprio fake adiciona seu orkut real e ao tentar não revelá-lo a seus contatos, cria histórias com as quais se enrola cada vez mais. Então a corda, antes frouxa, começa a se apertar de tal forma, no pescoço do "inocente" bisbilhoteiro, que por incrível que pareça, leva o mesmo a crer em suas próprias mentiras.

Parece fantasia, mas coisas como essas acontecem sim e, por incrível que pareça, estão presentes no nosso dia a dia. Já cheguei a me "afastar" da internet, troquei de email, de orkut, por ter sido vítima de de uma "inocente brincadeira" e até hoje (uns 2 anos depois) ainda guardo traumas do acontecimento.

Por conta disso só deixo um recado: nesse mundo virtual (e até mesmo no real, por que não?!) se você acha algo estranho, não importa quem seja, muito menos amigo de quem seja, vire detetive, mas esclareça suas desconfianças.

3 comentários: