quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

-

Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os

erros dos anos velhos.

-

Luís de Camões

domingo, 27 de dezembro de 2009

reticências.

04:36 ... é, trocar o dia pela noite tá virando um grande hábito aqui.
Bom, nem seria trocar, porque, se o sono vier, ele será de umas 3h, 4h, se eu tiver sorte.
A febre passou, a tontura, o enjoo, os calafrios, consegui até tomar um copo de leite. Mas não, ainda não tá tudo bem. Minha cabeça parece que vai explodir a qualquer momento, já tomei 3 remédios pra ver se melhora, inutilmente, essa dor não passa com comprimidos, não sei por que ainda insisto; as lágrimas já secaram bem, mas é só pensar nisso que elas retornam deixando os olhos marejados. Será só o karma de final de ano? Parece que não.
Sabe a expressão "Impossível agradar gregos e troianos" ?! Mudo ela para "Impossível agradar."; sejam gregos, troianos, brasileiros, mãe, pai, cachorro, periquito. Você pode fazer de tudo, que nunca vai ser o suficiente.
Vejo as pessoas, em especial o povo da minha idade, pensando somente em seu benefício, achando que o mundo gira em torno do seu umbigo. Fazem cada coisa, sem pensar nas consequencias, no respeito que devem a seus pais, a quem está próximo. Pensam apenas em sí, no que lhe é prazeroso, não importando se isso afetará alguém.
Acho isso um absurdo e procuro sempre não agir dessa maneira. Uma vez me escreveram um depoimento falando "você sempre se preocupando; com pessoas, notas, lugares..." ... É bem assim; meus pensamentos não param um segundo sequer, me preocupo com tudo e todos mesmo, sempre. Se eu pudesse pegar tudo e todos que são importantes pra mim e colocar em uma redoma de vidro protegendo desse mundo que encontramos nos dias atuais - tal como o Pequeno Príncipe com sua rosa - não tenham dúvidas de que eu colocaria e não me importaria de ficar do lado de fora!
Tenho 18 anos, sou maior de idade. E daí? Continuo devendo satisfação e respeito aos meus pais, não só por ainda viver as custas deles, mas por tudo que eles já fizeram por mim. Pensando bem, das minhas preocupações, essa é a maior: não decepcioná-los. E deixar-los sempre orgulhosos de mim. Achava que estava no caminho certo, mas pelo jeito...
05:06 ... melhor a anormal parar por aqui.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O amor está tão na moda.



Amar para mim é sair com os amigos
Tocar uma guitarra, ouvir um rock bem antigo
Juntar uma galera, fazer festa ao luar
Conhecer pessoas que não queiram se apaixonar.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Quem me conhece, mesmo que pouco, sabe que odeio aniversário, natal, ano novo; resumindo: odeio final de ano. A partir de novembro parece que é despertado um disposivito de "mau humor" em mim e que as situações que ocorrem são todas favoráveis para que minha irritação aumente, acabei de passar por uma.
Ceia de Natal antecipiada, já viram isso? Pois é, minha família resolveu ter uma esse ano, hoje. Não que não vá ter aquela de ficar o dia 24 inteiro ouvindo aquelas musiquinhas chatas, todo mundo com roupa bonita, com aquele sorriso estampando no rosto, aquele ar de solidariedade, de tudo ser um mar de rosas - aquela ficção. Aí espera dar 00h, todos se abraçam, se beijam e desejam felicidades por algum motivo; vem a ceia, aquela mesa bonita e farta, depois a troca de presentes com o "how how how"... É que há pessoas que, por escolha própria, não vai participar desse evento e agora, vem cheio de bondade, chororô, querendo amenizar tudo. [ironia] Adoro isso! [/ironia]
Podem falar o que quiserem, tem coisas que não dá pra esquecer, ficar mantendo aquela de que tá tudo normal; não sei fingir. Não abraço, se não gosta da pessoa. Não digo que gosto, muito menos que amo, se realmente não gostar, amar. Engraçado é quem bem nessa época, a partir de novembro é que resolve aparecer... Não estou a venda; talvez se, ao invés de eletrônicos modernos, perfumes, roupas de grifas, viesse com uma simples rosa, ou até mesmo nada, fosse possível despertar o meu encanto, digamos a sim. Agora, da maneira como faz, só consegue despertar o contrário. Por um lado dá até pena, viu...

Acabei de me lembrar de uma frase do meu idolatrado Humbertão "Surfando karmas e DNA", é bem assim que eu me sinto nesses momentos.
Há algum tempo que minha concepção de família mudou e, sem generalizar as pessoas que fazem parte dela por conta da genética, cada vez tenho mais certeza de que a família são os amigos que me permitiram escolher.

Summer sun that blows my mind
Is falling down on all that I've ever known
In time we'll kiss the world goodbye
Falling down on all that I've ever known
Is all that I've ever known
A dying scream makes no sound
Calling out to all that I've ever known
Here am I, lost and found
Calling out to all
We live a dying dream
If you know what I mean
All that I've ever known
It's all that I've ever known
Catch the wheel that breaks the butterfly
I cry the rain that fills the ocean wide
I tried to talk with God to no avail
Called him up in-and-out of nowhere
Said "If you won't save me, please, don't waste my time"
Summer sun that blows my mind
Is falling down on all that I've ever known
In time we'll kiss the world goodbye
Falling down on all that I've ever known
Is all that I've ever known

sábado, 19 de dezembro de 2009


Mas eu não quero me encontrar com gente louca - Observou Alice.
Você não pode evitar isso - Replicou o gato - Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco, você é louca.
Como sabe que sou louca? - Indagou Alice.
Deve ser -Disse o gato - Ou não teria vindo aqui.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

02:36 AM

Ainda é noite. Mas raios de luz - daqueles que cegam - atrapalham minha visão, confundindo minha mente, deixando-me atordoada.
Ainda é incerto. Certo de que não há mais modo de mudar o já modificado.
Ainda é cortante. Tanto que não se imaginou ficar assim.

Mas foi você.
Sei que fui eu. Sempre foi. Eu e ninguém mais ... ninguém mais que não seja eu poderá inverter esses papéis.
É, você é quem pode.
Vou.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Os cílios agarraram-se às pálpebras quando tentei fechar meus olhos. Mas você assoprou e todos voaram. De novo nasceram e de novo voaram. Não faça mais isso! Quem vai cortar a lágrima em fatias no dia em que você for embora?
Rita Apoena

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um dia "daqueles."

Sabe aqueles dias em que você não deveria ter posto o pé pra fora da cama? É, hoje foi um dia daqueles.
Dava pra fazer uma represa com o tanto que eu já chorei hoje e ainda tô chorando ...
Falar, criticar, fofocar, chingar é tão fácil... pega tudo isso e joga no espelho, o que você vê?

Eu sei que não devia me "abalar assim", afinal no meio de tanta merda que aconteceu hoje recebi um telefonena de um superamigo que há tempos não vejo, falando que tá com saudade, marcando da gente se encontrar. Chego em casa e recebo um vídeo, lindo, maravilhoso, feito pra mim... e o melhor de tudo: daquela pessoa essencial, aquele que é mais que especial e que você não consegue ver sua vida sem ele! E no momento estou no msn, conversando com outro amigo que disse que se eu não parar com isso me arrebenta e como o cara é daquele tipo rockeiro-cabeludo-fortão-4x4 é melhor eu parar mesmo...
É que vai acumulando, acumulando, tem uma hora que explode... ainda mais quando vem de pessoas que você imaginava ser confiável, que você tem carinho e tudo mais. Fazer o que né, essa não é a primeira vez que algo assim acontece, provavelmente não será a última... agora eu tô puta da vida, agarrada com a Bells e chorando litros, daqui um tempo acredito que eu consiga ver algum aprendizado tirado disso tudo.

E então, vamo que vamo ...

domingo, 13 de dezembro de 2009


É... três anos se passaram como se fossem três meses. Quem poderia imaginar?
Tantos sonhos, planos, expectativas...
Em nosso pensamento parecia que ia demorar tanto, no entanto, em um piscar de olhos percebemos: o futuro é agora!
Conseguimos, amigos. Estamos a um passo de tornar reais nossos sonhos, embora para isso a separação seja inevitável. Nos nossos corações sempre levaremos as lembranças dos bons momentos passados juntos.
Parabéns a todos nós! E que, perto ou longe, consigamos traçar um belo e emocionante enredo para nossa história, que está apenas começando...
-
E pra uma pessoa, que infelizmente não está na foto, eu quero dizer algumas coisas, mesmo que eu não consiga passar tudo que eu sinto em palavras:
Obrigada! Muito, muito obrigada; por, desde a 1ª semana do 1º ano estar ao meu lado, me fazendo rir, me apoiando, seja dentro ou fora do colégio. Não consigo - e nem quero - imaginar como teria sido sem você junto a mim nesses últimos anos.
"Isso não é uma despedida. A amizade que for verdadeira vai além dessa formatura."
Era em você que eu estava pensando enquanto ouvia esse discurso. Obrigada por ser minha amiga. Eu te amo muito, Tuany.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ENTRAR NA FACULDADE.

1. Não importa o quão tarde é a sua primeira aula, você vai dormir durante ela;

2. Você vai mudar completamente e nem vai notar;

3. Você pode amar várias pessoas de maneiras diferentes;

4. Alunos de faculdade também jogam aviões de papel durante as aulas;

5. Se você assistir às aulas calçado, todo mundo vai perguntar por que você foi tão chique para a faculdade;

6. Cada relógio no prédio mostra um horário diferente;

7. Se você era inteligente no colegial... Azar o seu!

8. Não importa tudo o que você prometeu quando passou no vestibular, você vai às festas da faculdade, mesmo que sejam na noite anterior à prova final;

9. Você pode saber toda a matéria e ir mal na prova;

10. Você pode saber nada da matéria e tirar dez na prova;

11. A sua casa é um ótimo lugar para se visitar;

12. A maior parte da educação é adquirida fora das aulas;

13. Se você nunca bebeu, vai beber;

14. Se você nunca transou, vai transar;

15. Se você não fizer nada disto durante a faculdade, não fará nunca mais na vida, a não ser que você faça uma nova faculdade;

16. Você vai se tornar uma daquelas pessoas que seus pais falaram para você não se meter com elas; (kkkkk o melhor!)

17. Psicologia é, na verdade, biologia;

18. Biologia é, na verdade química.

19. Química é, na verdade física;

20. Física é na verdade matemática;

21. Ou seja, que mesmo depois de estudar anos, você não vai saber nada...

22. Que sentir depressão, solidão e tristeza, não são frescuras de quem não tem o que fazer;

23. Que você sempre vai prometer que no próximo bimestre você vai estudar mais, festejar menos, mas que na real sempre acontecerá o contrário;

24. As únicas coisas que compensam na faculdade são os amigos que você fará lá;

25. Não verá a hora de terminar a faculdade;

26. E quando terminar perceberá que foi a melhor época de toda a sua vida.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Intromissão

"Um pedaço de espelho partido e o olhar de uma moça que colidiu com o tempo."


Ela olhava seus olhos no espelho partido pela raiva, pelo ódio, pela falta de esperança.

Partido, raxado, como forma de desabafo.
Olhava para sí, pensando "e agora?"
O futuro, os planos estavam alí, refletidos, cara a cara - confrontando-a.

Rabiscos...

"(...) Gosto do subentendido, das entrelinhas...
gosto de um 'quê' de mistério no ar.
E agora, exatamente (...)
o mistério toma conta de mim;
da minha mente e do meu corpo.
Sufocante, mas ... "

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Borbolete-se


Rudolf Steiner, pai da Antroposofia, disse que:
As borboletas são flores que se desprenderam da terra...
E que as flores são borboletas que a terra apreendeu...

Seja como for, se as flores marcam a primavera, as borboletas são seu símbolo maior.
São quadro fases da mesma vida: ovo, lagarta, crisálida, borboleta.

Enquanto ovo é princípio vivo, puro...
Representa a potencialidade do ser, guardada dentro de um invólucro de heranças parentais.
É fundamental para desenvolver a solidez das bases estruturais do indivíduo...
Mas, num determinado momento, torna-se necessário romper com essa capa de proteção, para caminhar sobre as próprias pernas...

A lagarta tem o aprendizado da terra, do rastejar, das coisas que se processam lentamente.
Simboliza os cuidados com o mundo físico, com os aspectos materiais que compõe a existência cotidiana. Pode ser o lado pesado da vida.



A crisálida é o encapsular para gestar. É como se retornasse ao estágio do ovo, mas só que por escolha pessoal. É criar um casulo para si mesmo, como forma de conectar-se com seus sentimentos, sua interioridade e seus próprios desejos...

E, finalmente, as asas libertam a borboleta!
Mas, para se chegar à borboleta, é preciso superar o conforto e a comodidade do “já conhecido”...
É preciso deixar morrer o velho e partir ao encontro das possibilidades em aberto, sem certezas, sem garantias...

A borboleta é a lição de vida de que tudo é passageiro.

Assim também somos nós:
Uns vivem para sempre no ovo...
Outros jamais passam de lagarta...
E tem gente que vive gestando um sonho, um ideal, mas sem nada realizar...
Ainda existem aqueles que, com esforço, se libertam, ganham asas e voam leves!
Pousam aqui e ali, no colorido das flores, e só de existir fazem a vida mais bela!


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Combate ao preconceito e ao estigma.


"Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.*"
-
*Acabar com qualquer tipo de preconceito; seja referente a doenças, etnia, opção sexual, classe social, o que for.
A salvação pra esse mundo é simples: respeito e amor.
É preciso ter compaixão e solidariedade para com seres humanos, animais e a natureza!